Sobre este Estudo

Este é um estudo resumido sobre O Coração do Homem. Observe cada figura e olhe para você mesmo em qual quadro você se encontra diante de Deus. 

*Para ver o Estudo Completo, clique na aba DOWNLOAD e baixe o arquivo em PDF.   

Este estudo foi tirado do livro O Coração do Homem de um projeto de evangelização na África do Sul  que se chama - ALL NATIONS GOSPEL PUBLISHERS. *No final deste estudo tem o link do site. 

Este estudo tem a finalidade de mostrar ao homem como Deus vê o seu coração. É um espelho espiritual, onde as pessoas tem visto a sua própria condição tal qual Deus as vê. Medite em cada uma destas FIGURAS abaixo, e observe em qual delas você se encontra diante de Deus! São apenas figuras, mas Deus nos vê desta maneira no seu olhar, pois Deus olha para o coração do homem e vê a sua condição.



1º O Coração Pecador


Neste quadro mostra um homem totalmente distante de Deus, por debaixo da cabeça, vê-se o coração humano; moram nele diversos animais, que nos falam das várias qualidades de pecado no coração do homem, pois o coração é a habitação e o assento dos nossos pecados. (Marcos 7:21-23)                      *Observe o significado de cada animal no quadro:         
1.Pavão: Representa o pecado do orgulho. (Provérbios 16:18) 2.Bode: Representa os pecados de Concupiscência Carnal, Imoralidade, Fornicação e Adultério. (1º Coríntios 6:18,19) 3.Porco: Representa os pecados da Bebedeira e Glutonaria (come exageradamente). (Provérbios 23:21)                4.Tartaruga: Representa os pecados da Preguiça e Feitiçaria.(Provérbios 21:25,26)                                                                      5.Onça: Representa os pecados do Ódio, Ira e Mau Humor.(Salmos 37:8)                                                                                  6.Serpente: Representa os pecados da Inveja e do Ciúme.         (Cantares 8:6)                                                                                  7.Rã: Representa os pecados da Avareza (desejo de acumular riquezas) e o amor ao dinheiro. (Mateus 6:19-21)                          8.Satanás: Representa o pecado da Mentira. (João 8:44)            9.A Estrela: Simboliza a consciência do homem.                        (1º Timóteo 4:1-7)                                                                            10.O Olho: Simboliza o olho de Deus que vê tudo.                      11.As Chamas de Fogo: Representa o amor de Deus.                  12.O Anjo: Representa a Palavra de Deus(a Bíblia).                      13.A Pomba: Simboliza o Espírito Santo.    

2º O Coração Convicto do Pecado


Este quadro mostra um coração penitente, que começa a procurar Deus. O anjo segura a espada, que representa a Palavra de Deus, "que é viva e eficaz, e mais penetrante, do que espada alguma de dois gumes, e que penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."    (Hebreus 4:12)

A Palavra de Deus faz-nos lembrar que "o salário do pecado é a morte," e que "aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo." (Hebreus 9:27). A porção do pecador e do descrente será no "lago que arde com fogo e enxofre." (Apocalipse 21:8). Na outra mão o anjo segura uma caveira. Isto serve para recordar ao pecador que todos nós temos de morrer.

Os nossos corpos, que tanto amamos, pois vestimo-los, alimentamo-los e tornamo-los bonitos - tanto cuidado e atenção lhes damos a fim de satisfazer os seus apetites e desejos - afinal eles hão de morrer, apodrecer e ser comidos pelos vermes, enquanto as nossas almas e espíritos irão viver para todo o sempre. Eles comparecerão um dia perante o trono de Deus.

3º O Coração Arrependido


Este quadro mostra-nos o estado da alma de um pecador verdadeiramente arrependido. Ele vê agora quão grandes e horríveis são os seus pecados, pelos quais Jesus morreu na Cruz. Enquanto olha para a Cruz, que o anjo segura na mão, cujo anjo representa a Palavra de Deus, ele sente-se tocado no seu coração já contrito e comovido pelo remorso e tristeza por causa dos seus muitos pecados. O grande amor de Deus manifestado em Cristo comove o seu coração, especialmente quando se recorda que Jesus Cristo, o Filho de Deus veio para receber em si o castigo dos nossos pecados, e que Ele estava pronto a morrer ocupando o nosso lugar.

O fato de Jesus Cristo ter sido açoitado, coroado de espinhos e pregado pelas mãos e pés, morrendo assim pelos nossos pecados, impressiona bastante o pecador arrependido, que modifica por completo o seu coração e vida. Enquanto lê a Palavra de Deus ele vê-se a si próprio, como se fosse num espelho, e vê quão longe se afastou de Deus e transgrediu a Sua Lei. Comovido, sente uma tristeza pura e profunda; e, contrito, o pecador abre o seu coração a Deus, com lágrimas e pranto. Jesus está a aproximar-Se. O amor e a paz de Deus entram no seu coração, quando começa a saber que "o sangue de Jesus Cristo, Seu Filho nos purifica de todo o pecado."          (1 João 1:7) 

4º Morrendo com Cristo


Este quadro mostra um cristão que achou perfeita paz e redenção pelo sacrifício de Cristo, e que portanto não se vangloria senão na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para ele e ele para o mundo. (Gálatas 6:14). "Jesus morreu na cruz, levando Ele próprio, em Seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para o pecado, pudéssemos viver para a justiça."            (1 Pedro 2:24). Assim, o cristão ficou também crucificado para o mundo. Somos ordenados a andar no Espírito e a não seguir as concupiscências da carne. (Gálatas 5:16,25)

Neste quadro do coração vê-se representada a coluna à qual Nosso Senhor Jesus Cristo foi preso depois dos Seus inimigos Lhe terem tirado as vestes. São visíveis, também, os chicotes com os quais O açoitaram cruelmente, pois o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele. Foi ferido pelos nossos pecados. Herodes e o seu povo zombaram d'Ele e, tendo açoitado vestiram-lhe uma túnica escarlate. Fizeram uma coroa de espinhos em vez de uma coroa de ouro. Colocaram-lhe uma cana na mão direita, em vez de um ceptro de rei e curvaram-se perante Ele em ar de troça dizendo: "Viva o Rei dos Judeus!" Cuspiram-No e tirando-lhe a cana, deram-Lhe com ela na cabeça. Depois de escarnecerem d'Ele tão vergonhosa e cruelmente, levaram-No para ser crucificado.

5º O Templo de Deus


Este quadro revela o coração limpo e santificado do pecado, salvo pela abundante graça e misericórdia de Deus. Tornou-se um verdadeiro templo de Deus, e a habitação do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme a promessa de Jesus Cristo: "Se alguém Me ama, guardará a Minha Palavra, e Meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14:23). Deus agora honra, abençoa e eleva o homem por Jesus Cristo.          (Lucas 1:52) 

O coração está agora transformado num verdadeiro templo de Deus. O pecado foi lançado fora. Em lugar dos vários animais dominados por Satanás, pai da mentira, vemos o Espírito Santo, o Espírito de Verdade habitando no coração; e o que era o assento abominável da carne transformou-se num pomar, ou numa árvore de fruto, que produz os frutos do Espírito, os quais são: amor, alegria, paz, humildade, tolerância, bondade, fé, mansidão, temperança e outros, os quais são agradáveis a Deus e aos homens.

Visto que está cheio do Espírito Santo e batizado por Ele, tem poder para vencer a carne e as suas concupiscências, e de crucificar o velho homem. Pelo poder do Espírito Santo é capacitado para andar no Espírito e não segundo a carne. Já não vive por aquilo que vê, que ouve ou sente, mas pela fé; porque a fé em Jesus Cristo é a vitória que vence o mundo. 

6º O Coração Tentado e Dividido


Este é um quadro muito triste, porque representa o crente que deixou a vida cristã. Um olho está para se fechar, mostrando que o fervor do cristão arrefeceu nalguma coisa. Enquanto o outro está a fixar descaradamente o mundo. Nele já diminuiu a luz do Evangelho e diminuirá também o desejo e a prontidão de sofrer por Cristo. 

Está cercado de tentações, às quais ele se vai submetendo a pouco e pouco, em lugar de lhes resistir. Em vez de escutar a voz de Deus, escuta as sugestões subtis e vãs promessas do Tentador. Embora ele ainda va à igreja, já não é por amor a Deus, mas sim para fingir que ainda é religioso, escondendo, assim, que se tornou amigo do mundo. Está duvidoso, hesitando entre dois pensamentos. Começou a namoriscar o mundo, enquanto que por outro lado finge amar a Deus. A estrela da consciência quase está apagada. A cruz transformou-se num peso, que já não carrega alegremente. A sua fé começa a falhar e deixa de ter comunhão íntima com Deus. Torna-se indiferente e começa a descuidar a saúde da sua alma. A pouco e pouco ele vai deixando lugar para o Tentador entrar, que o espera fora. Já lhe é mais agradável a companhia de alguns mundanos que a dos crentes sinceros.

7º O Coração Desviado e Endurecido


Este quadro revela o estado infiel do coração do homem. Mostra igualmente a condição de uma pessoa que nunca se arrependeu nem se entregou ao Senhor, apesar da verdade das Boas-Novas ter-lhe sido apresentada e revelada. O homem que endurece o seu coração quando Deus intercede junto dele irá de mal a pior, não obstante os seus esforços para melhorar.

Referindo-se a este último estado, Jesus descreveu a sua posição: "Quando o espírito imundo tem saído do homem anda por lugares secos procurando sossego; e não o achando, diz a si mesmo: Voltarei para a casa de onde saí. E quando chega, encontra-a varrida e adornada. Então vai e congrega outros sete espíritos piores do que ele, que entram e habitam ali. O último estado daquele homem é pior que o primeiro."                (Lucas 11:24 26). "Aconteceu-lhe o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espoja douro de lama." (2 Ped. 2:22). Nas escrituras explicam claramente o estado do coração infiel, que nunca se arrependeu. O pecado, com toda a sua capacidade de enganar voltou a governar o coração e nele fixou residência. O Espírito Santo, aquela meiga Pomba, vê-se obrigado a deixar o coração. É impossível ao coração servir de templo de Deus e de covil de Satanás ao mesmo tempo. 

                  

8º O Julgamento do Pecador


Aqui encontramos o pecador aproximando-se do seu fim, com o corpo cheio de dor e a alma cheia de temor da morte. A morte (o esqueleto) veio numa hora inesperada e pouco agradável. Os prazeres enganadores do pecado fugiram já e ele tem de encarar, na sua realidade, o terrível salário do pecado. 

As agonias do Inferno já se agarraram à sua vítima. Embora ele agora queira orar, encontra dificuldade em ter comunhão com Aquele cujo amor desprezou. Os velhos amigos têm medo de permanecer ao seu lado no leito da morte e as vãs palavras de conforto já não o ajudam. As suas riquezas, provavelmente mal adquiridas, não podem prolongar a sua vida nem salvar a sua alma. É lhe impossível concentrar os pensamentos em Deus, porque não lhe dá essa oportunidade.

Ele começa a experimentar "quão terrível é cair nas mãos do Deus vivo." (Hebreus 10:31). Esperava fazer contas com Deus num dia conveniente ou no seu leito de morte, mas agora é já demasiadamente tarde. Milhares de pessoas morrem de repente sem oportunidade de procurarem Deus. É, portanto essencial buscar Deus enquanto se pode achar. Em vez de ouvir as palavras salvadoras e confortadoras do seu Deus, este pecador moribundo, que rejeitou a graça e o amor de Deus durante a sua vida. (Mateus 25:41)

9º O Coração Vitorioso


Este quadro representa um cristão, que suporta as tentações e está vencendo no meio de grandes tribulações. Ele fica firme mesmo quando tentado de todos os lados e resiste até ao fim, sendo mais que vencedor por Jesus Cristo. Não somente tem começado a carreira cristã, como tem preservado, correndo com paciência, não olhando para a direita nem para a esquerda, mas antes para Jesus, autor e consumador da fé. (Hebreus 12:1,2). Satanás, com todos os seus exércitos, cerca o coração crente, tentando em vão desviar o filho de Deus. O orgulho, o amor ao dinheiro, o demónio, a imoralidade e muitos outros pecados estão representados. No lugar da onça vemos o burro, porque muitas vezes o pecado aproxima-se de uma outra forma e esconde-se sob uma outra farda ou sob outro nome. Mas o cristão alerto reconhece o pecado sob qualquer disfarce ainda mesmo como um anjo de luz, pois a Palavra de Deus e o Espírito de Verdade conduzem-no em toda a verdade. Além dos animais vê-se um homem a dançar com um copo na mão, tentando assim o Cristão com os prazeres do mundo. Não logra, porém, qualquer efeito sobre o Cristão dedicado, porquanto ele tem morrido com Cristo para o pecado e para o mundo. O segundo homem está esfaqueando o Cristão. Quando uma pessoa, que se diz crente ou mesmo um inimigo do Evangelho fala mal dos outros, é infiel, escarnece ou ameaça os outros, tudo isso é como se fosse uma faca no coração do Cristão sincero. 

10º Subindo para a Morada Celestial


Jesus disse: "Eu sou a Ressurreição e a Vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto viverá. E todo aquele que vive e crê em Mim nunca morrerá." (João 11:25,26). "Quem ouve a Minha Palavra e crê n'Aquele que Me enviou tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 5:24). O Cristão já não receia a morte nem esta o atormenta. "Onde está Ó Morte, o teu aguilhão? Onde está ó Inferno, a tua vitória? Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Coríntios 15:54-57)

Uma pessoa que viveu e andou com Deus não tem medo da morte. Quando chegar a sua hora de partir deste mundo, ela vai de boa vontade, como diz o apóstolo Paulo: "Tenho desejo de partir e estar com Cristo, porque é muito melhor."                  (Filipenses 1:23)

Um Cristão verdadeiro sente-se ansioso por encontrar-se face a face com Jesus, que por ele morreu e o redimiu na Cruz. O Espírito Santo traz-lhe à lembrança as palavras de Jesus: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas... virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também." (João 14:1 4). "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam." (1 Coríntios 2:9) 




Último Aviso

Caro Leitor(a) deste "espelho do coração", que Deus vos ajude a entregar o vosso coração àquele que vos ama e vos roga, dizendo: Filho meu dá-me teu coração . (Provérbios 23:26)

Entregai a Jesus Cristo o vosso coração cansado, desapontados e cheio de aflições, e Ele vos dará um novo coração e um novo espírito.

Não perca tempo! Entregue hoje mesmo a sua vida a Jesus e tenha certeza da sua salvação. Deus te abençoe e obrigado por ler este estudo.




ESTE ESTUDO DO CORAÇÃO DO HOMEM É UM PROJETO:

All Nations Gospel Publishers

PO Box 2191, Pretoria 0001, RSA

Site oficial: https://angp-hb.co.za

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora